Você poderá sacar o saldo do FGTS

Recentemente o governo divulgou que será liberado o saque do valor de saldo do Fundo de Garantia (FGTS) de contas inativas. Abaixo listamos algumas dúvidas frequentes dos trabalhadores brasileiros:

Quem tem direito de sacar o FGTS?
Todos os trabalhadores com carteira assinada que pediram demissão ou que foram demitidos até 31 de dezembro de 2015 e que ainda tem recursos acumulados nessas contas inativas do Fundo de Garantia.

Como saber o valor de saldo que tenho de FGTS?
Você pode consultar seu extrato do FGTS através do site do próprio governo, clique aqui para abrir e consultar o seu valor disponível. Se for a primeira vez que consulta seu saldo, tenha em mãos o número do PIS.

De acordo com os dados divulgados pelo governo, há atualmente 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com saldo total de R$ 41 bilhões. A estimativa é que 70% das pessoas com direito ao saque procurem a Caixa para ter acesso aos saldos das contas.

Vou ter algum limite de saque?
A Caixa chegou a propor um teto de 10 salários mínimos para o saque, porém o presidente teria decidido, segundo relatos de fontes que estavam em reunião oficial, que não colocaria restrição nenhuma ao valor dos saques do FGTS.

Quando vou poder sacar meu FGTS?
A previsão é que seja liberado para a população fazer a retirada de seu dinheiro a partir de 13 de março de 2016, mas o cronograma de liberação dos saques será divulgado a partir de fevereiro, já sabe-se que as datas serão de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, para que não haja uma sobrecarga nas agencias da Caixa.

Maiores informações serão divulgadas posteriormente.


E você? Tem algum valor para retirar do FGTS?
Não se esqueça de planejar bem suas despesas e receitas para que utilize da melhor maneira o dinheiro do seu Fundo de Garantia. Ainda não sabe como fazer isso? Crie uma conta grátis no FLUCA e descubra como planejar seu fluxo de caixa pessoal.

Deixe uma resposta